Eventos

O compromisso com a qualidade da educação, com a formação continuada dos estudantes, bem como com a educação dos alunos impulsiona de forma constante a ISEDEL em todos seus segmentos, tornando-se uma forte razão da sua existência com o foco na “sabedoria, participação e desenvolvimento”.
Com o objectivo de responder às demandas decorrentes dos compromissos com o desenvolvimento local, a capacitação dos professores do ISEDEL é a forma que a Instituição escolheu para responder a demanda da qualidade do Processo educativo, no contexto em que estamos inserido.
Face a isso, os professores do ISEDEL vão beneficiar de uma capacitação nos dias 15 e 16 de Fevereiro corrente. A capacitação visa reunir actividades didático-pedagógicas de caráter participativo e coletivo e busca a consonância com os princípios de gestão da Instituição: qualidade com sustentabilidade, inovação e empreendedorismo, integração ensino, pesquisa e extensão, responsabilidade social e ação solidária, e relacionamento com a sociedade.
A acção de qualificar dos estudantes é constituída por varias actos voltadas para a formação de seus professores, por meio da criação de espaços de reflexão, diálogo e de escuta sobre a prática educativa, buscando-se com isso, consolidar na instituição uma cultura de ensino centrado no estudante, de produção e socialização de conhecimentos entre os Professores, Estudantes e o Corpo Técnico Administrativo.

Decorrem de 14 a 31 de Janeiro corrente as renovações de Matriculas e Inscrições para estudantes internos. as renovações são realizadas no período normal de expediente.
A partir do presente ano, os estudantes terão acesso a plataforma electrónica eDondzo (Sistema Integrado de Gestão Académica) para acederem as suas contas e as notas de avaliações. Esta ferramenta vai dinamizar a interacção dos estudantes com o registo académico, pois várias solicitações poderão ser respondidas em tempo recorde. O acesso a plataforma eDondzo é feita a partir do sitio da internet, no portal dos “estudantes”

Teve lugar na última sexta-feira, dia 7 de fevereiro a Defesa do Trabalho Final de Cursos dos estudantes Vasco Vicente Chambule, do Cursos de Licenciatura em Nutrição e Tecnologia Alimentar e Helena Felisberto Fumo do curso de Antropologia Médica e Saúde Pública.
thumb1
Os trabalhos co os temas “Factores associados a desnutrição infantil em crianças dos 0 a 5 anos – Caso do bairro Cambeve, distrito de Manhiça” e “A problemática do alcoolismo no distrito de Manhiça, caso do bairro de Mazavanine”, tendo aprovados e atribuídos o grau de Licenciados pelo ISEDEL.

Vão decorrer nos dias 19 e 20 de Dezembro corrente as defesas dos Trabalhos de Fim do Curso (TFC) dos estudantes: Cremildo Arlindo Nandza; Jossélia Francisco dos Santos; Manuel Pedro Massingue; Lázaro Severiano; Vasco Vicente Chambule; Quety Jacinto Chovete e Cheia Saide Mahivere, dos cursos de licenciaturas em Psicopedagogia; Contabilidade e Auditoria; e de Nutrição e Tecnologia Alimentar. Os estudantes vão apresentar os temas relacionados com os estudos de desenvolvimento, nomeadamente: Relação entre os Ritos de Iniciação e a Convivência Social dos Adolescentes e Jovens Macondes da Localidade de Maciana; Actuação Contraditória entre Fiscais e Policias Municipais na Fiscalização dos Comerciantes Informais - Estudo de Caso no Município de Manhiça; Impacto Socioeconómico do Imposto Pessoal Autárquico na Vila Municipal da Manhiça - Um Estudo de Caso no Bairro Mulembja; Contribuição dos materiais didácticos na assimilação de conteúdos no Processo de Ensino e Aprendizagem - Estudo de Caso na Escola Primária Completa de Tavira; Factores associados à desnutrição infantil em crianças dos zero a cinco anos - estudo de caso no bairro de Cambeve no Distrito da Manhiça; Factores de risco para o baixo peso à nascença no distrito de Marracuene - caso do Centro de Saúde de Marracuene e Problemática do consumo de drogas nas escolas - Caso da Escola Secundária da Manhiça.

Os conceituados músicos moçambicano Roberto Chitsondzo e Elvira Viegas abandonaram a sua rotina diária para participar e testemunhar a primeira cerimónia de graduação do ISEDEL. Uma cerimónia que serviu para testemunhar a colheita dos primeiros frutos da árvore plantada por jovens académicos e sonhadores. Dondza que quer dizer “Estuda” foi o número escolhido para a abertura da festa de graduação, que serviu também para descongelar os graduados já eufóricos.
filler image
Passeando a sua classe, Elvira Viegas, extrapolou a regra usando mais do tempo concedido, congratulado os jovens que lançaram a semente que hoje colhemos os frutos gostosos.Repreendeu a falta de valores que a nossa sociedade vive, e que é nossa responsabilidade consciencializar a sociedade, para que paramos a onda de violências que ocorrem com frequência. Usou ainda o espaço para deixar as palavras sábias, que serviu para alertar aos graduados, que não é para dizer que sou doutor e pararem por ai. Há muitos doutores por ai, e vocês não devem engrossar este número, devem sim, mostra que sabem fazer. Pois, se vocês plantarem uma árvore, os outros dirão, passou por cá alguém. E tomamos como exemplo os jovens que plantaram o ISEDEL. Para reforçar os seus conselhos, com a sua linda voz melódica cantou “uata sala waku” e outros. Roberto Chitsondzo disse: "senti a alegria de ver um projecto que havíamos pensado e desenhado, a trazer seus frutos. Desde a altura que foi plantada esta árvore, hoje o colher destes frutos é importante para mim, senti muito feliz

As actividades pedagógicas e administrativas do Instituto Superior de Estudos de Desenvolvimento Local (ISEDEL) passaram a funcionar o Campus Universitário de Tavira, localizado no bairro do mesmo nome, na localidade de Maluana, distrito Manhiça, deixando para trás as instalações arrendadas do Instituto Politécnico Pedagógico do Alvor.
thumb1
As novas instalações do ISEDEL, construída de raiz, esta localizado numa zona rural, cerca de 800 metros da estrada nacional número um (EN1), e conta com três blocos, sendo um bloco central que comporta laboratórios, salas de aulas e gabinetes, o bloco esquerdo para serviços administrativos, e o outro bloco a direita, para serviços de administração pedagógica. A escolha deste local para a construção de Campus Universitário, tem como objectivo, oferecer um ambiente mais favorável para o processo de ensino e aprendizagem, e um lugar tranquilo e aconchegante para a população académica.

O Instituto Superior de Estudos e Desenvolvimento Local (ISEDEL) assinou nos finais do ano passado, um memorando de entendimento com a Direcção de Saúde da Cidade de Maputo. O memorando visa acreditar que os estudantes dos vários cursos oferecidos no ISEDEL, com enfoque aos curos voltado para a área de saúde, possam realizar estágio profissionais em instituições subordinadas a esta direcção para aprofundamento dos conhecimentos práticos.
thumb2
Na ocasião, o Prof. Dourtor Miguel Marregunla, director adjunto do ISEDEL, disse que esta parceria vai contribuir na formação de profissionais capazes de responder de forma objectiva as necessidades da área de saúde. Por sua vez, a Directora de saúde da Cidade de Maputo garantiu que os estudantes terão devido acompanhamento para aquisição e aplicação dos seus conhecimentos nos em várias instituições subordinadas.

Um total de sete universidades nacionais tem acesso a biblioteca digital para a consulta de artigos científicos, livros, jornais científicos e outras publicações da empresa Astria Learning. Esta possibilidade resulta do memorando de entendimento assinado entre o Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (MCTESTP) através da plataforma MoRENet e a empresa Astria Leraning para a disponibilização da biblioteca digital para a comunidade académica moçambicana.
Com afeito, a comunidade académica nacional passa a aceder a artigos científicos, livros, jornais científicos entre outras publicações através da biblioteca digital disponibilizada pela empresa Astra Learning, sediada nos Estados Unidos da América.
Neste momento, são elegíveis sete instituições de ensino superior nacionais nomeadamente a Universidade Eduardo Mondlane (Faculdade de Engenharia), Universidade São Tomás de Moçambique, Escola Superior de Ciências Náuticas, Instituto Superior de Gestão e Negócios, Instituto Superior Politécnico de Manica, Universidade pedagógica (Beira) e Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) delegação de Nacala.
De acordo a Astra Learning quer rubricou um memorando de entendimento com o Ministério de Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional através da MoReNet os conteúdos académicos digitais e científicos cobrem diversas áreas de conhecimento que incluem a medicina, negócios (economia e gestão), artes, ciências políticas, religião, filosofia, ciências tecnológicas, entre outras.thumb3
Recordar que o memorando entre as entidades visa o estabelecimento da cooperação técnica e científica para o acesso pelos membros da comunidade acadêmica e científica nacional das instituições beneficiárias dos serviços da MoRENet a conteúdo digital disponível ou a ser disponibilizado na biblioteca digital da empresa Astria Learning.O Secretario Permanente do MCTESTP, Celso Laíce, informou na altura da assinatura do memorando que o acesso ao conteúdo de Biblioteca Digital da Empresa Astria Learning, uma empresa dos Estados Unidos da América baseada no Estado da Florida, será aberto a partir do dia 1 de Outubro de 2018, por um período de dez (10) meses, para todas as instituições nacionais beneficiárias da MoRENet sem custos para o Governo de Moçambique.Deste modo, as actividades a serem implementadas no âmbito do memorando irão contribuir para materialização deste objectivo da MoRENet, uma vez que a Biblioteca Digital da Astria Learning tem disponível mais de 170.000 livros, milhões de artigos científicos e milhares de jornais científicos de editoras e imprensas universitárias de instituições como o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a Universidade de Cambridge, a Universidade de Harvard, a Universidade de Califórnia, entre outras.


Notas Recentes


  • Capacitação Psicopedagógica do Corpo Docente - dias 15 e 16 de Fevereiro de 2019


  • As renovações de Matrículas e Inscrições para o 1º Semestre de 2019 decorrem de 14 de Janeiro a 31 de Janeiro de 2019


  • As aulas do 1º semestre de 2019 iniciam a 14 de Fevereiro de 2019.