O ISEDEL está empenhado em garantir uma formação de qualidade para os seus estudantes. Neste contexto, investe em programas de ensino que aliam a teoria e a prática através de realização de actividades práticas e estágios profissionalizantes.
As práticas e o estágio de estudantes são actividades curriculares importantes para o desenvolvimento das habilidades técnicas, do saber fazer, a conciliação dos conhecimentos teóricos e práticos, bem como para o melhoramento do interesse dos alunos pelas suas áreas de formação.

Actualmente, os estudantes dos cursos de Antropologia Médica e Saúde Pública e de Nutrição e Tecnologia Alimentar estão a estagiar no Hospital Provincial de Xai-Xai nas diversas áreas de saúde pública englobadas em: Cura e tratamento de doenças, Reabilitação de Saúde e Reabilitação nutricional em TDA, TDI e PRN; Prevenção de Doenças e Aflições; Vigilância da Saúde; e Controlo de Riscos e Danos de Saúde; Capacitação do Sector da Saúde; Financiamento da Saúde; e Investigação em Saúde.
As aprendizagens do estágio sintetizadas nestas áreas científicas são importantes na prestação de serviços de saúde pública, culturalmente competente, tanto no sector público como no privado.
A qualidade de ensino no ISEDEL espelha-se no facto de os estudantes estagiários referirem não estar a notar muita diferença entre as práticas do estágio e o que aprenderam nos últimos 4 anos no Instituto.