
O Instituto Superior de Estudos de Desenvolvimento Local (ISEDEL) realizou, no dia 3 de Junho de 2022, a sua III cerimónia de graduação, que teve lugar no seu Campus Universitário, no Posto Administrativo da Maluana, distrito da Manhiça. O evento foi dirigido pelo Director Geral da instituição, o Prof. Doutor Narciso Mahumana, e contou com a presença da comunidade estudantil, corpo técnico administrativo, corpo docente bem como diversos convidados, incluindo autoridades administrativas e comunitárias locais.
Na cerimónia foram graduados 6 mestres, nos cursos de Antropologia Médica e Saúde Pública, bem como Ciências de Educação Desenvolvimento Curricular, e 96 licenciados, distribuídos pelos cursos de licenciatura em Antropologia Médica e Saúde Pública, Nutrição e Tecnologia Alimentar, Psicopedagogia, Serviço Social e Desenvolvimento, bem como Psicologia Escolar e das Organizações.

Na ocasião, o Director Geral do ISEDEL, Prof. Doutor Narciso Mahumana, apresentou uma oração de sapiência em que desafiou os graduados a responderem às mudanças sociais, económicas, culturais e políticas graves, que Moçambique está a registar, através de práticas, habilidades e atitudes transformadoras e empreendedoras que (1) rejeitam a mentira de que o Estado é a solução de todos os problemas socioeconómicos do país, (2) atrasam a compensação financeira, (3) aceitam a Iniciação e acompanhamento por mentores e pessoas mais experientes, (4) não confundem empreendedor com empresário, (5) promovem a liberdade geográfica, (6) dão atenção à questão da cadeia de valor dos empreendimentos tanto privados assim como públicos, (7) fazem aprendizagem e investigação contínua, e (8) promovem a liderança individual e colectiva.
Professor Narciso Mahumana argumentou que estas acções, habilidades, e atitudes empreendedoras, que também constituem um processo de transformação e desenvolvimento social e individual, podem incitar a solução dos problemas que o país enfrenta bem como a participação efectiva dos graduados na identificação e solução de problemas socioeconómicos, culminando com o desenvolvimento local e nacional.
A cerimónia de graduação teve os seus momentos artísticos abrilhantados pelo renomado músico moçambicano Roberto Chitsondzo e contou com interlúdios e alguns acompanhamentos da banda Mondlas Son.
Veja alguns momentos a seguir:









